quinta-feira, 30 de junho de 2011

ARTE MOSAICO

Olá pessoal! Estou postando a foto do nosso mosaico com o símbolo da escola, que foi desenvolvido pelo Profº de Artes Felix, é um trabalho demorado, que requer paciência e bastante mão-de-obra para ficar lindo e super bacana como vocês podem ver!






Os pisos são medidos e cortados para formar o desenho e ficar tudo perfeito!


Em fase de construção!

PARQUINHO NA ESCOLA

Bom dia! Hoje é o último dia do mês de Junho, e mês que vem continua as festas "Julinas"! É, e o inverno veio com tudo, os termômetros marcando para hoje máxima de 20º e mínima de 13º, vai um picolé aí?? :)
Poisé mas quem parece não se importar muito com esse frio são as crianças, quando o assunto é brincar, não há casaco que aguente!
Abaixo fotos das crianças no nosso novo parquinho, é uma alegria sem tamanho, todos não vêem a hora de brincar e se divertir!












 

segunda-feira, 27 de junho de 2011

JOGUINHOS DE HISTÓRIA

Dêem uma olhada nos trabalhos da 6ª série, foram feitos vários tipos de joguinhos baseados na história dos Incas, Astecas e Maias.Desenvolvidos com a professora Claudinha na aula de História. Os alunos tiveram bastante criatividade e também usaram materias reciclados.
Uma forma diferente e divertida de aprender!





Contos de Terror e Horror

Bom dia Pessoal!
Estou publicando mais umas fotinhos dos alunos, dessa vez é dos contos de terror e horror, feitos com a Professora Nádia de português.
Os alunos pesquisaram, assistiram filme (A lenda do cavaleiro sem cabeça - recomendo é muito bom!), eles criaram suas histórias e depois fizeram a contação da história com a sala escura e laterna, foi super legal!















QUE MEEEDO!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Olá pessoal!
Estou postando umas fotos do nosso Laboratório de Ciências.

Todos sabem a importância de se ter na escola esse aprendizado prático, onde os alunos possam conhecer melhor e ver de perto tudo isso que nos cerca e envolve a vida. 
Temos em nosso laboratório fotos e cartazes de animais mapas do corpo humano, maquetes, microscópio, mesa própria para experiência, pia, espaço para guardar objetos de experiências, tubos de ensaio, cartazes do meio ambiente, esqueletos...




Esqueletos

Planetário e luneta

                                                                      Tubos de ensaio
 


Coração desmontável e Microscópio
Tabela Periódica

Mapas do corpo humano
Conchas e seres marinhos


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Livros Indicados para os Professores, Pais e Educadores

Olá pessoal, vou postar aqui uma série de livros indicados para os professores, pais e educadores que achei em sites, para várias séries e de vários tipos.
Para cada livro uma síntese do seu conteúdo.
Fica a dica de uma boa leitura e novos aprendizados! #compartilhe



-Coletânea TEMPO DE BRINCAR & APRENDER vol.1
Produzido por Alessandra Persic (educadora e pesquisadora)
Com mais de 1.200 itens educativos sobre cantigas, parlendas, adivinhas, travalínguas e brincadeiras, acompanhando estudo com
orientações pedagógicas para as diferentes faixas-etárias.

- Quem Ama, EducaAutor: Içami Tiba
Editora: Gente
O livro é excelente para pais e educadores em geral. O autor escreve com maestria e aborda vários tópicos da educação infantil.


-Caminhos para a formação do leitor Autora:Renata Junqueira de Souza
Editora: DCL
Este livro reúne oito ensaios que têm como ponto de partida o leitor e como percurso várias reflexões sobre a importância da leitura e da literatira na escola e na vida.
Abordagen diferente que têm como foco principal a mesma questão: Quais são os caminhos para a formação do leitor?
Indicação: Educadores, pais e professores


-Atividades Lúdicas na Educação da Criança Autor: R.C.HAYDT e LEONOR RIZZI
Editora:Ática
Após uma introdução sobre a importância do jogo na educação infantil, o livro traz uma série de atividades que podem ser desenvolvidas com crianças da pré-escola e das séries iniciais do ensino fundamental.


-Atividades Educacionais I
Autor: NAOMI E.SINGER e MATTHEW J.MILLER
Editora: Madras
Atividades Educacionais I foi escrito com a finalidade de desenvolver e estender o aprendizado na sala de aula. É um livro voltado para pais e professores juntos assumirem uma participação ativa no processo de aprendizagem das crianças, desenvolvendo neles a autoconfiança e a auto-imagem.
Compartilhem dessa descoberta!


-PAIS COMPETENTES, FILHOS BRILHANTES
Autor:Caio Feijóo autor Caio Feijó aponta, na primeira parte, para os erros mais comuns dos pais e educadores, como por exemplo; super proteção, distorções na comunicação, a prática de punir comportamentos indesejados ao invés de recompensar comportamentos desejáveis, e a falta de afeto, entre outros.
Na segunda parte do livro, o autor oferece aos pais, opções para prevenir ou corrigir os comportamentos indesejados dos filhos,
fundamentado na Psicologia do Comportamento Humano, e conclui apresentando os sete princípios fundamentais para a educação dos filhos, resultado de ampla pesquisa realizada com pais, professores e jovens estudantes do ensino fundamental e médio. Alguns deles: Informação/Comunicação, Referência Pessoal, Nível de Afeto, Atenção e Confiança,
estabelecimento de Limites.


-Invente jogos para brincar com seus filhos
Autor: Cheryl Gerson Tuttle
Co-autor: Penny Paquette
Editora: Edições Loyola
Tentar fazer com que seu filho largue o vídeo game para estudar matemática, é uma missão mais do que impossível? E quando você arruma um tempinho para ajudá-lo na lição de casa, vocês sempre acabam se irritando um com o outro?
Pensando nessas questões, Cheryl Tuttle e Penny Paquette escreveram Invente jogos para brincar com seus filhos, um livro que traz inúmeros jogos para aperfeiçoar as habilidades de leitura, escrita e raciocínio matemático em crianças
na idade pré-escolar e ensino fundamental. Cada jogo vem com uma explicação das habilidades que serão desenvolvidas, dos materiais utilizados e do tempo que será necessário para jogá-lo. Eles podem ser adaptados a sua família e são planejados para produzirem o máximo benefício no menor tempo possível. Você poderá ampliar conhecimentos científicos e matemáticos durante o café da manhã, ou exercitar formação de frases no caminho da escola! Segundo as autoras, esses jogos, além de desenvolver o pensamento criativo, elevam a auto-estima da criança que se sente muito mais integrada à família. O melhor é que, para que isso ocorra, os pais só precisam estar abertos às idéias novas e transformar cada minuto em uma deliciosa brincadeira de aprendizagem. Vale a pena tentar!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Bom dia!

Na noite de sábado 04/06/11 aconteceu a Festa Junina Comunitária (Baln. Piçarras).
Festa onde todas as escolas municipaisparticipam, cada uma responsável por uma barraca (pinhão, quantão, bebida, salgados, etc). Também temos as apresentações das escolas e muita diversão!
A nossa escola ficou responsável pela barraca de salgados e apresentamos uma quadrilha diferente! Agradecemos o apoio do Sr Orimar Hess o melhor acordionista do Brasil! E a Prof.ª Nicélia que criou e ensaiou a coreografia com os alunos da 8ª série!

Vejam as fotos do evento.














Agradecimentos ao Giro Urbano pelas fotos!